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Caprice Jacewicz

Escrito por Graziela Spadari

A psicopatologia é o estudo das doenças mentais e dos distúrbios psicológicos que afetam a mente e o comportamento humano. Embora a psicopatologia moderna seja amplamente baseada em conceitos da psicologia e psiquiatria (dentre outras) ocidentais, há sistemas de medicina tradicionais, como o Āyurveda, que oferecem uma perspectiva única e holística sobre as questões da saúde mental. Neste artigo, exploraremos a psicopatologia sob a ótica do Āyurveda, um sistema de medicina antigo que se originou no lugar a que hoje chamamos de Índia, há mais de 5.000 anos.

O Āyurveda: A Ciência da Vida

O termo “Āyurveda” é derivado das palavras em sânscrito “ayus” (vida) e “veda” (conhecimento), e é frequentemente traduzido como a “ciência da vida”. É importante frisar que a vida da qual estamos falando, não é apenas esta vida orgânica do corpo. Para o Āyurveda, a vida é muito mais do que isso. Vida é Prāṇa, a força vital que anima os seres.

O Āyurveda é um sistema de medicina abrangente que engloba não apenas o tratamento de doenças físicas, mas também o bem-estar mental e espiritual. Ele reconhece que a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas um estado de equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.

Psicologia no Āyurveda: Bhūtavidyā

O Āyurveda se subdivide em 8 ramos, e dentre estes, existe uma ramificação específica dedicada à psicologia/psiquiatria, conhecida como “Bhūtavidyā” ou “Grahacikitsā“. Esta abordagem holística lida com os desequilíbrios mentais e emocionais, procurando tratar essas condições de maneira integral para que os pacientes possam retornar ao seu estado natural de equilíbrio mental.

“Bhūtavidyā” ou “Grahacikitsā” são então, uma das ramificações essenciais do Āyurveda que se dedica ao estudo e tratamento dos desequilíbrios mentais e emocionais. Esta abordagem holística e profundamente enraizada na tradição védica tem suas raízes nos textos clássicos do Āyurveda, como o “Caraka Saṃhitā” e o “Suśruta Saṃhitā“. Vamos explorar mais a fundo como Bhūtavidyā aborda a psicologia dentro do contexto do Āyurveda:

  1. Conceito de Bhūta e Graha

Os termos “Bhuta” e “Graha” são usados para descrever entidades que podem causar distúrbios mentais e emocionais. Neste contexto, Bhutas são entidades sutis ou energias que influenciam a mente e as emoções, enquanto os Grahas são forças negativas ou influências maléficas que afetam o equilíbrio mental; ou ainda aquilo que é rígido, engasgado; e ainda em um terceiro contexto, Grahā significa corpo celeste, planetas. Bhūtavidyā ou Grahacikitsā lidam então com a identificação, diagnóstico e tratamento dessas influências.

2. Causas dos Desequilíbrios Mentais

De acordo com Bhūtavidyā, os desequilíbrios mentais são frequentemente atribuídos à influências negativas, como a possessão por Bhutas ou a ação de Grahas. Essas influências podem ser resultado de Karmas passados, traumas, emoções reprimidas ou negativas, ou exposição a energias negativas no ambiente.
Leve em conta aqui que para o escopo do conhecimento védico, quando falamos de influências malignas, isso pode ser muitas coisas, mas via de regra, fala da polaridade do universo material, que funciona a partir da dualidade. Então forças malignas nada mais são do que um polo dessa dualidade, que no fim das contas mantém a ordem do fluxo da matéria, e por isso não deveria sair do seu “estado natural”. Quando isso acontece, igual à toda a doença a partir da ótica do Āyurveda, ocorrem os desequilíbrios.

3. Diagnóstico em Bhūtavidyā

O diagnóstico em Bhūtavidyā envolve um exame detalhado dos sintomas mentais e emocionais do paciente. Além disso, o praticante de Āyurveda pode usar técnicas como por exemplo a aferição do pulso (Nāḍīparīkṣā) para identificar desequilíbrios nos Doṣas e estruturas do corpo e mente que podem estar contribuindo para os distúrbios.

4. Tratamento Holístico

O tratamento para Bhūtavidyā é holístico e envolve várias abordagens para restaurar o equilíbrio mental e emocional do paciente.

Pode incluir:

    • Medicamentos Āyurvedicos: O uso de ervas e formulações Āyurvedicas específicas para equilibrar a mente e os Doṣas.
    • Yoga e meditação: Práticas de yoga e meditação são frequentemente prescritas para controlar a mente e reduzir o estresse e a ansiedade.
    • Mantras e orações: A recitação de mantras e orações específicas podem ser usadas para purificar o ambiente e afastar influências negativas. Embora isso possas ser considerado pseudociência para boa parte dos praticantes das modalidades modernas de cuidado, para o Āyurveda é fundamental que a pessoa compreenda a sua realidade última, que é de ser livre de limitações. Para isso os mantras e orações têm muita força, já que mobilizam energias (Prāṇa) no sentido de assentá-las em seu estado saudável.
    • Mudanças na dieta e estilo de vida: Bhūtavidyā também enfatiza a importância de uma dieta adequada, rotina diária equilibrada e hábitos de vida saudáveis para manter o equilíbrio mental.

Obviamente, tudo de acordo e especificamente detalhado para cada paciente em particular.

O Āyurveda se subdivide em 8 ramos, e dentre estes, existe uma ramificação específica dedicada à psicologia/psiquiatria, conhecida como “Bhūtavidyā” ou “Grahacikitsā“. Esta abordagem holística lida com os desequilíbrios mentais e emocionais, procurando tratar essas condições de maneira integral para que os pacientes possam retornar ao seu estado natural de equilíbrio mental.

5. Limpeza e Purificação

Em casos graves, onde a influência dos Bhutas ou Grahas é considerada dominante, rituais de purificação e limpeza conhecidos como “Śāntikarma“,  palavra que pode ser traduzida como “um rito pacificador”, podem ser realizados para eliminar essas influências negativas. Esses rituais podem envolver a participação de sacerdotes ou praticantes experientes.

6. Abordagem Espiritual

Bhūtavidyā também reconhece a dimensão espiritual dos desequilíbrios mentais e incentiva a busca espiritual como parte do processo de cura. Isso pode incluir a busca de orientação espiritual e o desenvolvimento de uma conexão mais profunda com a espiritualidade.

Em resumo, a Bhūtavidyā no Āyurveda oferece uma abordagem única e holística para a compreensão e tratamento dos distúrbios mentais. Se baseia em conceitos profundos dos textos clássicos do Āyurveda e reconhece a interconexão entre mente, corpo e espírito na busca do equilíbrio mental e emocional.

Os Triguṇas

No Āyurveda, os Triguṇas são conceitos fundamentais que descrevem as qualidades e características essenciais que permeiam toda a existência, incluindo o corpo e a mente. Eles desempenham um papel crítico na compreensão da natureza da mente (Manas) e são uma parte central da filosofia Āyurvedica. Vamos explorar o que são os Triguṇas e como eles estão relacionados com Manas.

1. Os Triguṇas – Sattva, Rajas e Tamas

De acordo com a filosofia Āyurvedica, os Triguṇas são três qualidades fundamentais que compõem a natureza e influenciam todas as coisas.

 São eles:

    • Sattva: É a qualidade da pureza, harmonia e equilíbrio. Está associado à verdade, conhecimento e serenidade.
    • Rajas: Representa a qualidade da agitação, desejo e atividade. Está relacionado à inquietação, paixão e inquietude.
    • Tamas: Refere-se à qualidade da escuridão, inércia e apatia. Está ligado à preguiça, ignorância e confusão..

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2. Relação dos Triguṇas com Manas

A relação entre os Triguṇas e Manas é profunda para o Āyurveda. Manas é frequentemente descrita como sendo afetada pelas qualidades dos Triguṇas, e essa influência tem um impacto direto na saúde mental e emocional.

Quando o Sattva prevalece na mente, esta se torna serena, tranquila e clara. A pessoa experimenta uma mente equilibrada, pensamentos elevados e emoções positivas. Esse estado mental é considerado ideal para a saúde mental e espiritual.

Por outro lado, quando Rajas e Tamas predominam na mente, ela fica agitada, perturbada e obscurecida. Rajas leva a pensamentos desordenados, desejos incessantes e inquietação, enquanto Tamas leva à confusão mental, letargia e depressão.

3. Equilíbrio dos Triguṇas para a Saúde Mental

A saúde mental no Āyurveda é frequentemente associada ao equilíbrio dos Triguṇas. Manter um estado de Sattva na mente é considerado essencial para a saúde mental equilibrada.

Terapeutas Āyurvedicos frequentemente prescrevem práticas como meditação, yoga, estilo de vida e dieta específica para promover o equilíbrio dos Triguṇas e, assim, melhorar a saúde mental.

4. Implicações Clínicas
O tratamento de condições de saúde mental muitas vezes envolve a abordagem holística de equilibrar os Triguṇas por meio de terapias naturais e mudanças no estilo de vida.

Em conclusão, os Triguṇas são conceitos essenciais na filosofia Āyurvedica que descrevem as qualidades fundamentais que permeiam a mente e o corpo. A compreensão desses Triguṇas é crucial para a promoção da saúde mental, e praticantes Āyurvedicos utilizam esse conhecimento para tratar e melhorar a saúde mental de seus pacientes. A abordagem holística do Āyurveda se baseia na busca do equilíbrio dos Triguṇas para alcançar uma mente clara, calma e saudável.

Ampliando um pouco, os Triguṇas são conceitos essenciais no Āyurveda, que representam as três forças fundamentais que governam todos os aspectos da nossa saúde e bem-estar.

    • Sattva: a qualidade da pureza, conhecimento e harmonia. Quando predominante, promove a clareza mental, tranquilidade e serenidade. É importante para manter a saúde mental e emocional equilibrada.
    • Rajas a qualidade da atividade, paixão e agitação. Quando em excesso, pode levar a estados de ansiedade, estresse e agitação. No entanto, em quantidade adequada, o Rajas é necessário para a energia e ação.
    • Tamas a qualidade da inércia, escuridão e confusão. Quando desequilibrado, pode levar à apatia, preguiça e letargia. Equilibrar Tamas é importante para promover a vitalidade e a clareza, e embora na mente não seja desejado como predominância, ele é necessário para o sono, por exemplo.

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A abordagem clínica para equilibrar os Triguṇas envolve uma avaliação completa do estado de saúde de um indivíduo, incluindo fatores físicos, mentais e emocionais. O objetivo é determinar a predominância dos Triguṇas em um paciente e, em seguida, prescrever tratamentos personalizados para restaurar o equilíbrio.

Os tratamentos podem incluir

  • Dieta: A escolha de alimentos apropriados é crucial para equilibrar os Triguṇas. Alimentos Sattvicos, como frutas frescas, vegetais e grãos integrais, são recomendados para promover a pureza e a clareza mental. Alimentos Rajásicos, como café e alimentos processados, devem ser consumidos com moderação. Alimentos Tamásicos, como alimentos fritos e pesados, devem ser evitados.
  • Estilo de vida: A rotina diária e as atividades de um indivíduo também desempenham um papel importante na manutenção do equilíbrio dos Triguṇas. A incorporação de práticas como yoga, meditação e exercícios físicos apropriados pode ajudar a reduzir o excesso de Rajas e Tamas, promovendo assim o Sattva.
  • Ervas e suplementos: A medicina Ayurvédica faz uso de uma ampla variedade de ervas e suplementos naturais que podem colaborar para uma mente Sattvica. Esses produtos são selecionados com base nas necessidades específicas de cada pessoa e podem ajudar a restaurar o equilíbrio dos Triguṇas.
  • Terapias específicas: Dependendo do desequilíbrio predominante dos Triguṇas, terapias específicas podem ser recomendadas. Por exemplo, terapias de purificação, como Pañcakarma, são usadas, ou ainda terapias corporais como Abhyaṅga (massagem com óleo), Udvartana (massagem com pós), Śirodhara (fluxo de óleo na testa), Gharṣaṇa (massagem com sal grosso) e muitas outras.

É importante ressaltar que a abordagem clínica para equilibrar os Triguṇas no Āyurveda é altamente personalizada, levando em consideração as características únicas de cada indivíduo. Além disso, é essencial que seja supervisionada por um profissional de saúde Āyurvedico treinado e experiente para garantir resultados eficazes e seguros. O equilíbrio dos Triguṇas é visto como uma base essencial para a saúde e o bem-estar duradouros no Āyurveda, e sua busca é uma jornada contínua de autoconhecimento e autocuidado.

Personalidade e Guṇas

Como vimos, além dos Doṣas, o Āyurveda também reconhece a importância dos Guṇas, que são características mentais e emocionais que desempenham um papel fundamental na personalidade de uma pessoa. Cada indivíduo pode ser classificado com base na predominância dessas qualidades, resultando em uma variedade de tipos de personalidade.

  • Sattva: Os tipos de Sattva são caracterizados pela pureza e estabilidade emocional. Eles são emocionalmente equilibrados e compassivos.
  • Rajas: Os tipos de Rajas tendem a ser mais ativos e podem experimentar emoções como raiva e desejo. Eles são orientados para a ação.
  • Tamas: Os tipos de Tamas são mais propensos à inércia e podem lutar contra a preguiça e a falta de motivação.

É importante notar que a maioria das pessoas tem uma combinação de diferentes Guṇas em sua personalidade, mas geralmente um ou dois tipos podem ser dominantes. O Āyurveda utiliza essa compreensão das Guṇas para personalizar recomendações de estilo de vida, dieta e práticas espirituais, visando alcançar o equilíbrio e a harmonia interna em cada indivíduo.

Os Três Doṣas: Vāta, Pitta e Kapha

O Āyurveda classifica os indivíduos com base em três Doṣas principais: Vāta, Pitta e Kapha. Cada pessoa possui uma combinação única desses Doṣas, que influencia sua constituição física, mental e emocional. A psicopatologia no Āyurveda é frequentemente relacionada aos desequilíbrios desses Doṣas, muito embora os Doṣas da mente sejam considerados Rajas e Tamas. Cabe aqui uma explicação, que para o Āyurveda, a mente influencia o corpo e o corpo influencia a mente, logo, os Doṣas vão influenciar a mente mesmo não sendo a sua natureza.

  • Vāta: Os desequilíbrios de Vāta podem se manifestar como medo, ansiedade, inquietação e insônia. Indivíduos com predominância de Vāta tendem a ser criativos, mas também podem ser propensos a preocupações excessivas.
  • Pitta: Os desequilíbrios de Pitta estão associados à raiva, crítica, impaciência e julgamento. Esses indivíduos são assertivos, porém podem ser propensos a surtos de raiva.
  • Kapha: Desequilíbrios de Kapha podem resultar em depressão, ganância e apego. Pessoas com predominância de Kapha tendem a ser estáveis, mas também podem ser propensas à complacência.

Em resumo, o Āyurveda reconhece a profunda interconexão entre a mente e o corpo e como eles se influenciam mutuamente. O equilíbrio de ambos é essencial para a saúde e o bem-estar gerais, e o tratamento no Āyurveda visa restaurar esse equilíbrio por meio de uma abordagem holística que abrange corpo, mente e espírito.

Personalidades na associação de Doṣas e Triguṇas

Os sistemas dos Doṣas e dos Triguṇas são duas perspectivas complementares na medicina Āyurvedica que podem ser usadas para entender os aspectos físicos, mentais e emocionais da personalidade de uma pessoa. Embora esses sistemas não estejam conceitualmente relacionados, na prática há uma sobreposição entre eles, e certas características dos Doṣas frequentemente se correlacionam com qualidades específicas dos Triguṇas.

Aqui estão algumas associações gerais possíveis:

  • Vāta: em desequilíbrio é frequentemente associado a qualidades Rajásicas e Tamásicas, dependendo do desequilíbrio.
      • Vāta Sattvico
          • Mente Criativa: pessoas com Vāta Sattvico tendem a ter uma mente criativa e inovadora. Elas estão abertas a novas ideias e gostam de explorar diferentes perspectivas.
          • Espiritualidade: são frequentemente espiritualmente inclinadas e buscam uma conexão mais profunda com a espiritualidade e a consciência.
          • Empatia: são sensíveis às necessidades dos outros e têm empatia natural. Podem ser compassivas e se preocupar com o bem-estar dos outros.
          • Paz Interior: procuram a paz interior e a tranquilidade. Praticam meditação e yoga para equilibrar suas mentes agitadas.
          • Sociabilidade: embora os Vāta sejam muitas vezes introvertidos, os Vāta Sattvicos podem ser sociais e gostarem de interações significativas com os outros.
      • Vāta Rajásico
          • Energia criativa: Pessoas com Vāta Rajásico têm muita energia criativa e são frequentemente visionárias. Eles têm muitas idéias e gostam de explorar novos projetos.
          • Inovação: são abertos à mudança e à inovação. Adotam novas tecnologias e idéias rapidamente.
          • Impulsividade: podem ser propensos à decisões impulsivas e a agir sem pensar cuidadosamente nas consequências.
          • Intensidade emocional: experimentam emoções intensas e podem ser propensos a flutuações emocionais.
            Mobilidade: são muitas vezes ativos e inquietos, buscando constantemente novas experiências
      • Vāta Tamásico
          • Inércia mental: pessoas com Vāta Tamásico podem ser propensas à indecisão.
          • Ansiedade e medo: tendem a experimentar ansiedade e preocupação excessiva. Podem ser propensas a ataques de pânico. Geralmente quando o quadro é leve pensamos em Rajas, e quando o quadro é profundo, como pânico, pensamos em Tamas.
          • Procrastinação: são propensas a adiar tarefas e podem ter dificuldade em seguir um cronograma.
          • Letargia: podem sentir-se fisicamente e mentalmente lentas e letárgicas.
          • Isolamento: tendem a se isolar e podem evitar interações sociais devido à preocupações e medos.
          • Comportamentos autodestrutivos: podem envolver-se em comportamentos autodestrutivos, como o abuso de substâncias.
  • Pitta: tende a estar associado à qualidade Rajásica quando em desequilíbrio.
      • Pitta Sattvico:
          • Clareza mental: pessoas com Pitta Sattvico geralmente têm uma mente afiada e clara. São analíticas, lógicas e orientadas para objetivos.
          • Sabedoria: buscam o conhecimento e têm uma paixão por aprender. Gostam de desafios intelectuais.
          • Liderança: tendem a ser líderes naturais, pois são assertivos e corajosos em tomar decisões.
          • Justiça: valorizam a justiça e a equidade, e muitas vezes são defensores de causas sociais.
          • Autodisciplina: são disciplinados e têm força de vontade para alcançar seus objetivos.
      • Pitta Rajásica
          • Ambição: pessoas com Pitta Rajásico são altamente ambiciosas e orientadas para objetivos. Buscam o sucesso e a realização.
          • Competitividade: gostam de competir e se destacar em suas áreas de atuação. São orientados para alcançar o topo.
          • Assertividade: são assertivos em suas interações e não têm medo de tomar decisões difíceis.
          • Energia física: têm uma grande quantidade de energia física e podem se destacar em esportes e atividades físicas.
          • Foco: demonstram um alto nível de foco e concentração ao perseguir seus objetivos
      • Pitta Tamásico
          • Raiva e hostilidade: pessoas com Pitta Tamásico podem ser propensas a explosões de raiva e hostilidade.
          • Vingança: tendem a manter ressentimentos e podem ser inclinadas à vingança.
          • Comportamentos autodestrutivos: podem envolver-se em comportamentos autodestrutivos, como o abuso de substâncias.
          • Rigidez: têm uma natureza rígida e podem ter dificuldade em se adaptar às mudanças.
          • Obsessão: tendem a ser obsessivas e podem se apegar a pensamentos e preocupações negativas.
  • Kapha: é frequentemente associado à qualidade Sattvica, mas quando desequilibra, à qualidade Tamásica..
      • Kapha Sattvica: pessoas Kapha geralmente são calmas, pacíficas e compassivas. Eles têm uma disposição estável e são orientados para o equilíbrio.
          • Compaixão: pessoas com Kapha Sattvico são gentis e compassivas. São bons ouvintes e apoiam os outros emocionalmente.
          • Equilíbrio emocional: têm estabilidade emocional e não se abalam facilmente. São pacientes e tolerantes.
          • Lealdade: valorizam relacionamentos duradouros e são leais aos amigos e familiares.
          • Generosidade: são generosos e dispostos a ajudar os outros. Têm uma natureza altruística.
          • Espiritualidade profunda: buscam uma espiritualidade profunda e uma conexão com a natureza e o mundo interior.
      • Kapha Rajásico
          • Determinação: pessoas com Kapha Rajásico são persistentes e determinadas em alcançar seus objetivos. Não desistem facilmente.
          • Liderança calma: São líderes calmos e estáveis, capazes de tomar decisões com sabedoria e autoridade.
          • Disciplina: têm a disciplina para seguir um plano a longo prazo e atingir metas significativas.
          • Paciência ativa: demonstram paciência ativa, ou seja, são pacientes, mas também ativos em sua busca por realizações.
          • Senso de dever: têm um forte senso de dever e responsabilidade, cumprindo compromissos e obrigações.
      • Kapha Tamásico
          • Preguiça: pessoas com Kapha Tamásico podem ser extremamente preguiçosas e ter dificuldade em encontrar motivação para a ação.
          • Complacência: são propensas à complacência, apatia e podem resistir à mudança ou a novos desafios.
          • Inércia Física: têm baixa energia física e podem levar um estilo de vida sedentário.
          • Hábitos viciosos: podem desenvolver hábitos viciosos, como o excesso de consumo de alimentos não saudáveis ou substâncias.
          • Depressão: tendem a experimentar depressão e podem sentir-se desanimadas

É importante lembrar que essas associações são simplificações gerais e que cada pessoa é única. Além disso, o Āyurveda considera que as personalidades são moldadas por uma combinação de Doṣas, e que o equilíbrio dos Triguṇas também desempenha um papel importante na determinação do temperamento e do bem-estar geral de um indivíduo.

Portanto, o objetivo do Āyurveda é identificar o desequilíbrio específico em cada pessoa e fornecer orientações para restaurá-lo de acordo com as necessidades individuais. Consultar um praticante de Āyurveda qualificado pode fornecer uma avaliação precisa e orientações personalizadas.

Sinais de Saúde Mental no Āyurveda

O Āyurveda reconhece vários sinais de saúde mental, incluindo:

  • Boa memória.
  • Consumo adequado de alimentos no momento certo.
  • Consciência de responsabilidades.
  • Consciência do eu e além do eu.
  • Manutenção da limpeza e higiene.
  • Realização de atividades com entusiasmo.
  • Inteligência aguçada.
  • Coragem.
  • Perseverança.
  • Manutenção de uma boa reatividade e humor independentemente da situação.
  • Destemor ao enfrentar situações difíceis.
  • Funcionamento intelectual aguçado.
  • Autossuficiência.
  • Seguir um bom sistema de valores.
  • Capacidade de prosseguir firmemente contra todas as probabilidades.

Esses sinais indicam um estado de equilíbrio mental e emocional, de acordo com o Āyurveda.

Diagnóstico no Āyurveda

Os profissionais de Āyurveda podem determinar o estado psicológico atual de um paciente (Manas Vikṛti) por meio de vários métodos com um processo de exame de oito passos chamado de Aṣṭā Vidyā Parīkṣā. Esse exame considera os Doṣas Vāta, Pitta e Kapha, os tecidos (Dhātus), Srotas (sistemas de circulação), etc. identificando desequilíbrios que podem afetar a saúde mental.

Por que os desequilíbrios psicológicos ocorrem?

O Āyurveda atribui os desequilíbrios mentais a uma variedade de fatores, incluindo dieta inadequada, combinação inadequada de alimentos, toxinas resultantes de emoções reprimidas, estresse, trauma e hábitos de vida inadequados. Esses fatores podem perturbar os Doṣas e levar a distúrbios psicológicos.

Os desequilíbrios psicológicos de acordo com o Āyurveda, são uma manifestação da desordem nos Doṣas, que não afeta apenas o corpo, mas também a mente. Os Doṣas Vāta, Pitta e Kapha estão intimamente ligados à mente, e quando ocorrem desequilíbrios nesses Doṣas, eles podem ter um impacto significativo no estado psicológico de uma pessoa. Esses desequilíbrios podem ser desencadeados por vários fatores, incluindo dieta inadequada, combinação inadequada de alimentos, toxinas resultantes de emoções reprimidas, estresse, trauma, hábitos de vida inadequados e até mesmo pela inconsciência humana em relação à sua natureza infinita.

De acordo com Pedro Kupfer, um respeitado autor no campo da Yoga, Vedānta e Tantra, a identificação com a materialidade é uma ilusão que pode contribuir para os desequilíbrios mentais. Ele argumenta que os seres humanos tendem a se identificar fortemente com seus corpos físicos e suas identidades pessoais, esquecendo-se de sua verdadeira natureza, que é espiritual e infinita. Essa inconsciência da natureza infinita da consciência pode levar a uma busca implacável por satisfação na materialidade, resultando em sofrimento.

Quando uma pessoa está inconsciente de sua natureza infinita, ela pode buscar incessantemente a felicidade e a plenitude no mundo material, como por meio de aquisições materiais, sucesso, relacionamentos ou prazeres sensoriais. No entanto, o mundo material é caracterizado pela impermanência, e as tentativas de encontrar alegria duradoura nele estão fadadas ao fracasso. Essa busca incessante e a insatisfação resultante podem perturbar os Doṣas e afetar a mente, levando a distúrbios psicológicos.

Portanto, além dos fatores físicos e emocionais mencionados anteriormente, a identificação ilusória com o corpo e a materialidade, juntamente com a sensação de insatisfação devido à impermanência, também são considerados fatores que contribuem para os desequilíbrios mentais no Āyurveda. O tratamento Āyurvedico holístico busca não apenas equilibrar os Doṣas no corpo e na mente, mas também despertar a consciência espiritual para ajudar a pessoa a transcender a ilusão da materialidade e encontrar uma verdadeira paz interior. Essa abordagem busca abordar as causas fundamentais dos desequilíbrios psicológicos, levando a uma cura profunda e duradoura.

Tratamento Āyurvedico e Conclusão

O Āyurveda oferece abordagens holísticas e naturais para o tratamento de distúrbios psicológicos. Isso inclui a adaptação da dieta de acordo com os Doṣas predominantes, meditação, estabelecimento de rotinas diárias equilibradas e o uso de ervas específicas para acalmar a mente.

É importante ressaltar que qualquer pessoa que busque tratamento Āyurvedico para distúrbios psicológicos deve fazê-lo em consulta com um praticante qualificado. Além disso, é aconselhável obter uma avaliação completa do Āyurveda, não apenas a verificação dos aspectos da mente, para direcionar o tratamento de acordo com a constituição e os desequilíbrios individuais.

É importante observar que os textos clássicos do Āyurveda oferecem abordagens holísticas para o tratamento dessas condições, que incluem terapias dietéticas, ervas medicinais, práticas de yoga, meditação e mudanças no estilo de vida. O Āyurveda considera não apenas os sintomas físicos, mas também os aspectos mentais e emocionais na avaliação e tratamento das doenças psicológicas.

Em conclusão, a psicopatologia vista através da lente do Āyurveda oferece uma visão fascinante sobre a interconexão entre mente, corpo e espírito. Ao reconhecer os Doṣas, os Guṇas e outros aspectos da personalidade, o Āyurveda fornece ferramentas valiosas para entender e abordar distúrbios psicológicos de maneira holística e equilibrada. À medida que a busca pela saúde mental continua a evoluir, as lições do Āyurveda podem enriquecer nossa compreensão e tratamento das doenças mentais.

     

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