Escrito por Sorana Lima
Olá queridas e queridos viajantes do mundo da biologia. Sim, a Sora voltou com mais um artigo e agora é sobre: SOM É CURA. Bom, pelo menos, foi esse o tema que a organização da revista me trouxe, então busquei na minha vasta biblioteca de assuntos estudados e vou novamente trazer, criativamente, a visão da biologia sobre o tema.
Como o SOM reverbera em nosso corpo e nos traz sensações positivas ou não? Acho que vou conseguir cumprir só com parte do tema (que é o som, pois a parte da CURA, vou deixar por conta de vocês. Continue a leitura para entender)
Sejam bem vindas e bem vindos a mais essa viagem com SORA.
Bora colocar uma música?
A música está em nosso cotidiano através de aplicativos, concertos, musicais, rádio e ainda há quem ouve um vinil.
Já parou para se questionar o que sente ao ouvir música?
Dentro dos atendimentos terapêuticos muitos pacientes relatam como a música faz bem e acolhe em momentos tristes e que precisam se animar. Essa experiência é muito linda e a biologia explica como ocorre esse processo, do som “entrar” em nosso organismo e reverberar em emoção.
O som da música está diretamente ligado ao nosso cérebro e pode trazer muitos benefícios. Físicamente falando, ela é composta por som, que é uma onda mecânica que necessita de meio material para ser propagada, e tem como qualidades a altura (frequência), intensidade e timbre. Assim, sua criação acontece através de uma sequência que intercala som e silêncio.
A nossa orelha é formada por um sistema que detecta ondas sonoras do ambiente por meio de ressonância acústica (orelha externa), outro que amplifica o sinal (orelha média) e por último, o que faz a transdução sensorial, ou seja, converte as ondas mecânicas em impulsos nervosos (orelha interna).
Mas a compreensão final dos sons e os seus significados, é feita no sistema nervoso central, mais especificamente no cérebro.
Quando o som da música com ritmo repetitivo e acentuado (marcado), metro, alcança nosso sistema auditivo é transformado em impulsos nervosos os quais são enviados para várias partes do organismo. Inclusive, reflete em nossos músculos.
Ouvir música é muito mais do que parece. O som está diretamente ligado com a nossa sensação de bem estar e como o nosso corpo se comporta com determinada música.
As descargas de impulsos nervosos produzidas por ritmos que marcam ou acentuam os tempos fracos e os contratempos (sincopados) estimulam, também, vários centros nervosos responsáveis pela liberação dos neurotransmissores Noradrenalina e Serotonina.
Mas sobre o que esses hormônios são responsáveis
A noradrenalina, também chamada de norepinefrina, é um hormônio da família das catecolaminas e precursor da adrenalina. Ela é sintetizada na medula suprarrenal em resposta ao estresse de curta duração, como uma situação de perigo ou prazer.
Atua ainda promovendo uma maior taxa de fornecimento de oxigênio para as células, uma vez que atua na dilação do bronquíolos e aumento dos batimentos cardíacos. Possui também a capacidade de elevar a pressão sanguínea por meio da vasoconstrição periférica generalizada. Ela está também relacionada com a memória.
Já a serotonina é um neurotransmissor, substância produzida por certos neurônios para enviar mensagens a outros. Ela age em diversas funções no organismo, entre elas regulando o humor, ansiedade, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções cognitivas.
Por aqui deixo vocês com o conhecimento de como o som se propaga, é captado pelo nosso corpo e estimula a produção de hormônios.
Ouvir música é muito mais do que parece. O som está diretamente ligado com a nossa sensação de bem estar e como o nosso corpo se comporta com determinada música.
Espero que tenham gostado e logo voltamos para mais um rolê biológico com Sora.
Bibliografia
Nishida, SM; Troll, J. Como ouvimos o mundo? As propriedades do som
Aguiar, NS; at all A influência da música no corpo humano
Pelaez, NCM. Um som e seus sentidos – Dissertação mestrado
“
Biologia é o estudo de coisas complicadas que têm a aparência de terem sido projetadas com um propósito.
Dito por Richard Dawkins
Todos os textos postados neste blog são de inteira responsabilidade dos seus autores.
Artigos Relacionados
Artigos
Sugestões de leitura dos nossos autores | Buddhivṛtti – ed. 04 | Setembro Amarelo
Nossos autores sugerem literatura a partir de suas leituras pessoais. Os livros aqui indicados não necessariamente têm a ver com o tema do autor no texto da edição. Podem ser livros que eles estejam lendo, ou que leram ou que gostariam de ler. Boa leitura! A...
Editorial 4ª edição | Setembro Amarelo – As abordagens integrativas sobre os transtornos mentais e/ou emocionais
Queridos leitores da Buddhivṛtti, Estou feliz em dar as boas-vindas à edição 04 de nossa revista de autoconhecimento! Neste mês de setembro, marcado pelo "Setembro Amarelo," escolhemos um tema de extrema relevância: "As Abordagens Integrativas sobre os Transtornos...
Entendendo a psicopatologia pela perspectiva do Āyurveda
A psicopatologia é o estudo das doenças mentais e dos distúrbios psicológicos que afetam a mente e o comportamento humano. Embora a psicopatologia moderna seja amplamente baseada em conceitos da psicologia e psiquiatria (dentre outras) ocidentais, há sistemas de...
A química das ações humanas, um olhar biológico sobre a temática suicídio
Olá aventureiros da biologia, vamos para mais um episódio do olhar da biologia sobre os temas com que a revista Buddhivṛtti me desafia bimestralmente. Estão preparados? Primeiro quero agradecer a sua presença nesse espaço de troca de saberes e também deixar clara a...
O que é o sofrimento (duḥkha)?
Dizer que o mundo é um mundo de sofrimento não é, necessariamente, uma visão pessimista. É uma visão que impacta bastante, sem dúvida, no entanto, ela é muito embasada no conhecimento sobre o indivíduo e o mundo em acordo com um yoga específico, aquele organizado no...
A influência dos metais e outras substâncias usadas na odontologia sobre a condição mental do ser humano
A boca é a estrutura do nosso corpo que mais sofre intervenções durante a vida. Não por nada que a Odontologia é a área das ciências da saúde que mais disponibiliza materiais, pois restaurar, tratar e manter estruturas que sofrem com umidade constante e cargas...
siga-nos nas redes
Instituto Anam Cara
Graziela Spadari
Assine
para receber em primeira mão
Nosso informativo bimestral com temas voltados para a busca do autoconhecimento e bem-estar.