Escrito por Graziela Spadari
Queridos leitores da Buddhivṛtti,
Estou feliz em dar as boas-vindas à edição 04 de nossa revista de autoconhecimento!
Neste mês de setembro, marcado pelo “Setembro Amarelo,” escolhemos um tema de extrema relevância: “As Abordagens Integrativas sobre os Transtornos Mentais e/ou Emocionais.”
Nas próximas páginas da edição 04, mergulharemos nas águas profundas da compreensão, da empatia e da busca por soluções holísticas para os desafios que muitos de nós enfrentam em nossa jornada mental e emocional. E, como de costume, estamos aqui para explorar esse tema de uma maneira envolvente, profunda e acessível.
Afinal, o que é mente
Quando pensamos em “mente“, é fácil perder-se nas complexidades do assunto. Afinal, o que é a mente? É um território vasto e intrigante que muitos de nós estamos apenas começando a desbravar.
A compreensão da mente é um elemento-chave da grande maioria das abordagens integrativas e tradicionais de saúde, portanto, tradições antigas têm muito a nos ensinar sobre como abordar questões mentais e emocionais.
Na verdade, estes conhecimentos nos convidam a ver a mente de uma maneira muito mais profunda e integrativa.
A mente, nesse contexto, é vista como um componente essencial da nossa existência pois é reconhecida como uma parte intrínseca do nosso ser, interligada ao corpo, às emoções e ao espírito.
Essa visão integrativa e holística da mente é essencial para compreendermos o papel fundamental dela mesma em nossa saúde completa.
Em vez de uma entidade separada do corpo, a mente é vista como uma parte essencial de quem somos, intrinsecamente ligada à nossa saúde geral.
A ligação entre mente e corpo
Os desequilíbrios mentais e emocionais podem se manifestar como doenças físicas e vice-versa, e isso já é bem conhecido pela medicina moderna. Portanto, o cuidado com a mente é essencial para a manutenção da saúde como um todo.
Na maioria das vezes, os tratamentos integrais compõem-se de orientações sobre dieta, estilo de vida, meditação e fitoterapia.
Na Buddhivṛtti, temos o privilégio de acompanhar você nesta busca profunda por autoconhecimento e transformação.
Na verdade, estes conhecimentos nos convidam a ver a mente de uma maneira muito mais profunda e integrativa.
Cada palavra escrita, cada artigo e cada prática compartilhada nesta revista têm como objetivo ser uma luz acesa em seu caminho para que você possa fazer as melhores escolhas.
Vamos explorar essas perspectivas enquanto mergulhamos em abordagens práticas para melhorar nossa saúde mental e emocional.
Então, peguem suas xícaras de chá, acomodem-se em seus lugares favoritos e vamos juntos desvendar os mistérios da mente, em busca de autoconhecimento e bem-estar.
Com alegria,
Graziela Spadari
Diretora Escola Anam Ċara Vidyālaya
“
Você que inventou a tristeza,
Ora, tenha a fineza
De ‘desinventar’.
dito por Chico Buarque na música “Apesar de Você”
Todos os textos postados neste blog são de inteira responsabilidade dos seus autores
e não necessariamente refletem a opinião da revista e de seus mandatários.
Artigos Relacionados
Artigos
Sugestões de leitura dos nossos autores | Buddhivṛtti – ed. 04 | Setembro Amarelo
Nossos autores sugerem literatura a partir de suas leituras pessoais. Os livros aqui indicados não necessariamente têm a ver com o tema do autor no texto da edição. Podem ser livros que eles estejam lendo, ou que leram ou que gostariam de ler. Boa leitura! A...
Entendendo a psicopatologia pela perspectiva do Āyurveda
A psicopatologia é o estudo das doenças mentais e dos distúrbios psicológicos que afetam a mente e o comportamento humano. Embora a psicopatologia moderna seja amplamente baseada em conceitos da psicologia e psiquiatria (dentre outras) ocidentais, há sistemas de...
A química das ações humanas, um olhar biológico sobre a temática suicídio
Olá aventureiros da biologia, vamos para mais um episódio do olhar da biologia sobre os temas com que a revista Buddhivṛtti me desafia bimestralmente. Estão preparados? Primeiro quero agradecer a sua presença nesse espaço de troca de saberes e também deixar clara a...
O que é o sofrimento (duḥkha)?
Dizer que o mundo é um mundo de sofrimento não é, necessariamente, uma visão pessimista. É uma visão que impacta bastante, sem dúvida, no entanto, ela é muito embasada no conhecimento sobre o indivíduo e o mundo em acordo com um yoga específico, aquele organizado no...
A influência dos metais e outras substâncias usadas na odontologia sobre a condição mental do ser humano
A boca é a estrutura do nosso corpo que mais sofre intervenções durante a vida. Não por nada que a Odontologia é a área das ciências da saúde que mais disponibiliza materiais, pois restaurar, tratar e manter estruturas que sofrem com umidade constante e cargas...
A prevenção ao suicídio e a compreensão da vida como um todo
A busca por sentido: O suicídio é um tema complexo que precisa ser considerado sob diversas perspectivas. Provoca muitas dúvidas, angústias e não pode ser analisado de maneira genérica ou unilateral uma vez que cada ser humano é único em sua constituição psíquica,...
siga-nos nas redes
Instituto Anam Cara
Graziela Spadari
Assine
para receber em primeira mão
Nossa revista bimestral com temas voltados para a busca do autoconhecimento e bem-estar.