http://anamcara.com.br

Āyurveda

A Ciência da Vida

O que é Āyurveda?

Āyurveda

A tradicional medicina milenar de origem indiana que data de mais de 5.000anos, possui um vasto conjunto de métodos e práticas que visam prevenir e tratar doenças, promovendo assim a saúde de forma integral e sistêmica. O Āyurveda é um sistema integral de medicina, completo e natural, leva em conta o estado mental, físico e espiritual do indivíduo, bem como seu entorno social, fornecendo reais caminhos para uma vida saudável e conectada com a natureza individual que cada ser apresenta. É baseado em escrituras que têm sua raiz na literatura védica. Alguns de seus livros mais tradicionais são o Caraka Saṃhitā, o Suśruta Saṃhitā e o Aṣṭānga Hṛdaya, que são considerados a tríade maior do Āyurveda. Além deles existem outros Saṃhitās e Nighaṇṭus. 

Combinando uma compreensão profunda da natureza e dos 5 elementos fundamentais, o Āyurveda busca harmonizar o corpo com o ambiente e os ritmos cósmicos. Seus pilares centrais se baseiam nos três Doṣas, conhecidos como Vāta, Pitta e Kapha, que representam as bioenergias presentes em cada indivíduo e traduzem os aspectos da fisiologia de tudo o que é vivo.

Ao aplicar as técnicas da Āyurveda, que incluem mudanças na alimentação, estilo de vida, ervas medicinais, massagens e meditação, é possível alcançar um equilíbrio único e personalizado para cada pessoa, promovendo saúde, vitalidade e longevidade.

O Āyurveda é harmonia

Neste site dedicado à tradição védica em geral e ao Āyurveda de forma específica, buscamos compartilhar os conhecimentos e ensinamentos védicos para o autoconhecimento. Com a experiência e expertise de nossos profissionais, oferecemos orientações práticas e serviços personalizados que ajudam os indivíduos a abraçarem o poder transformador do Āyurveda, encontrando harmonia e bem-estar em seu cotidiano, bem como colaboramos formação de novos terapeutas. Nossa missão é oferecer recursos autênticos e confiáveis para aqueles que buscam uma abordagem holística para a saúde e o equilíbrio, conforme descrito nas antigas escrituras baseadas nos vedas.

Esta antiga ciência holística abrange uma abordagem completa para o bem-estar e a saúde, considerando não apenas o corpo físico, mas também a mente e a alma.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera o Āyurveda como uma das Medicinas Tradicionais praticadas há milênios em seus países de origem e que trazem aspectos benéficos de cura e prevenção.

De uma forma bastante resumida, o Āyurveda representa o conhecimento da vida (Veda vem da raiz Vid = conhecimento). Outro significado do termo Veda também pode ser realização (a raiz Vid também pode ser compreendida como realizar, conquistar). 


O Āyurveda lida com todos os tipos de vida

Segundo Caraka Saṃhitā (literatura clássica do Āyurveda), uma vida pode ser de quarto tipos:

  • Hita (útil ou vantajosa),
  • Ahita (prejudicial ou não vantajosa),
  • Sukha (feliz) e
  • Duḥkha (infeliz ou miserável).

Dessa forma, o Āyurveda vai lidar com esses 4 tipos de vida, seus hábitos, sua duração e a descrição da vida em si.

O termo “Āyus” significa a combinação do corpo, dos 
 órgãos dos sentidos, da mente e do espírito. O termo 
 também pode ser entendido por vida.

Sendo assim, 
 AYUR + VEDA, em uma instância simplificada, significa o 
 “Conhecimento da Vida”.

Como atua e pensa o Āyurveda?

Entendendo a natureza do indivíduo e o afastamento dela

Compreender o indivíduo em sua completude e particularidades, especialmente aquelas mais intrínsecas que chamamos de natureza (Prakṛti) e o quanto esta pessoa encontra-se afastada dessa natureza, em desequilíbrio (Vikṛti), para então propor caminhos de retorno ao estado natural.

Através de desintoxicações e nutrições adequadas

Desintoxicar é único para cada pessoa. Eliminar a causa do problema e então higienizar o sistema de toxinas adquiridas da presença dessas causas. Após isso, nutrir o indivíduo como o que seja benéfico para ele especificamente, e não somente através de alimentos, mas também por meio de toda e qualquer interação com os objetos dos seus sentidos.

Corpo

Segundo o Āyurveda, o corpo humano (a entidade física) é composto por três categorias fundamentais denominadas Doṣas (bionergia), Dhātus (tecidos) e Malas (excreções). Os Doṣas são em número de três, os Dhātus são sete e os Malas são três.

Mente

Para Caraka e outros autores Āyurvedicos a mente é de natureza material e composta de Pañcabhūtas (5 elementos) e ela surge igualmente a partir da ingestão de alimentos (de todos os níveis). Não há dicotomia e separação entre corpo e mente. Tudo o que afeta o corpo tem seus efeitos na mente e vice-versa. 

Alma

Há dois tipos de Alma, Jīvātmā e Paramātmā. Jīvātmā é a alma individual manifestada de forma independente e que está presente em cada corpo da criação. Paramātmā é a alma maior com a qual todas as almas individuais estão relacionadas. Paramātmā é sinônimo de
Īśvara, ou seja, Deus.  

Como funciona uma consulta Āyurvedica?

A consulta Āyurvédica baseia-se em uma conversa e avaliação clínica de cerca de 1 hora e meia, onde buscamos entender a natureza e o momento atual do paciente pela lente do Āyurveda. Após a avaliação é desenvolvido, se necessário, um programa de tratamento que pode incluir mudança de estilo de vida, orientação dietética, procedimentos corporais, herbologia, sessões de atendimento psicológico dentro da visão Āyurvedica, dentre outras ferramentas que podem ser utilizadas. Atualmente ela pode ocorrer na modalidade online (via zoom) ou presencial (em Curitiba). 

Conceito de Saúde

do Āyurveda

clique nas flechinhas laterais para ler a tradução

"sama doṣaḥ samāgniś ca sama dhātu mala kriyāḥ prasannātmendriya manā svastha ityabhidhīyate

Suśruta Saṃhitā

tradução: aquele que está estabelecido no Si Mesmo, que tem doṣas (bioenergias) equilibrados, agni (poder digestivo) equilibrado, dhātus (tecidos corporais) devidamente formados, eliminação adequada de malas (dejetos), processos corporais que funcionam bem e cuja mente, alma e sentidos estão cheios de felicidade, é chamado de pessoa saudável.

O Āyurveda e sua realidade no Brasil

Desde 2017 o Āyurveda foi incluído no SUS (sistema único de saúde), através da portaria 849.

Figura na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do SUS.

Vem em uma escalada de crescimento e demanda atualmente, e cada vez mais é procurado como uma alternativa para os cuidados com a saúde.

Qualquer pessoa pode praticar Āyurveda profissionalmente desde que possua uma formação adequada.

O Āyurveda não é reconhecido como uma prática médica no Brasil e sim, como uma Prática Integrativa e Complementar de Saúde, e por isso não há, como há na Índia “médicos Āyurvedicos” em nosso país. Todos os profissionais de Āyurveda atuantes no Brasil têm status de “Terapeutas Āyurveda“.

Por esse motivo, os cursos de Āyurveda podem ser ministrados por escolas de ensino livre ou ainda por profissionais autônomos, gerando ao final, o mesmo status legal para todo praticante, ou seja, o de Terapeuta Āyurveda. O que rege esse ensino é a regulamentação de ensino livre vigente no Brasil.

É preciso verificar a legislação municipal para alvará, em cada cidade específica.

Conheça alguns procedimentos Āyurvedicos

Abhyaṅga

Abhyaṅga é o procedimento corporal mais comum e mais utilizada no Āyurveda. O termo Abhyaṅga em sânscrito significa untar, friccionar com óleo. Pode ser aplicado a 2 ou 4 mãos e é extremamente relaxante. Sua ênfase está em nutrir o corpo e a mente através da pele, utilizando-se para isso óleos vegetais prensados a frio e extravirgens e óleos medicados com elementos naturais. O óleo ao penetrar a pele nutre todos os tecidos (Dhātus) do corpo e as manobras liberam toxinas acumuladas quando há uma preparação adequada para isso. As propriedades medicinais do óleo são absorvidas pela pele e os efeitos benéficos ou não (em caso de indicação equivocada) podem se fazer sentir rapidamente.

Podemos comparar o Abhyaṅga à uma massagem, embora haja nele mais elementos que isso.

Na Índia, a prática da massagem (e da automassagem) faz parte dos ritos diários como comer, dormir e exercitar-se.

O Abhyaṅga atua no desbloqueio dos Srotāṃsi (sistemas de circulação do corpo, como veias, vasos linfáticos, etc.), pois eles, os bloqueios, são algumas das principais causas de dores e doenças. O Abhyaṅga também promove uma respiração mais profunda e natural, nutre os 7 Dhātus (tecidos) e equilibra os três Doṣas (humores biológicos). Aplicada regularmente relaxa e nutre músculos, nervos e articulações. Atua diretamente nos sistemas linfático, sangüíneo e nervoso, estimulando também o sistema digestivo. Aumenta a imunidade e leva a um sono mais profundo e tranqüilo. Remove o stress e tensão promovendo mais vigor e vitalidade, ajudando assim no processo de rejuvenescimento.

Mukhābhyaṅga

Ou massagem facial é um procedimento na face para preservar a saúde dos tecidos e promover o rejuvenescimento. Reduz o estresse e relaxa os músculos faciais, melhora o tônus, evita a flacidez, ajuda a remover toxinas estagnadas, mantém a vitalidade dos tecidos, ajuda a manter o funcionamento dos órgãos dos sentidos, e a manter os seios nasais saudáveis, previne infecções sinusais, ajuda a lubrificar as articulações do rosto e retarda os sinais do processo de envelhecimento.

Śiroabhyaṅga

É um tipo especial de massagem na cabeça, pescoço e ombro com óleo medicado.
Seus benefícios são muitos, como trazer claridade à mente, aliviar e tratar a insônia, tratar perda de cabelo, incidência prematura de cabelos grisalhos e congestão das vias aéreas.

Kumāra Abhyaṅga 

É muito comum encontrarmos na Índia em ruas e praças públicas mães massageando seus bebês, pois isso é um hábito cotidiano de cuidado e carinho.

Proporciona relaxamento, bem-estar e amplia o contato com o bebê fortalecendo vínculos afetivos. É realizada com o bebê nú, sobre as pernas estendidas da mãe, em local tranquilo e aquecido, utilizando-se óleo morno para facilitar o deslizamento e nutrir o bebê.

A massagem consiste em movimentos lentos, suaves, compressões e alongamentos passivos por todo o corpo do bebê.

Fortalece o vínculo afetivo mãe/bebê, ativa a circulação sanguínea estimulando o melhor funcionamento de todos os órgãos, promove o relaxamento diminuindo o stress, tranquiliza e melhora qualidade do sono, alivia ou previne cólicas, gases ou prisão de ventre além de muitos outros benefícios.

Pādāghāta

O Pādāghāta é semelhante à uma massagem realizada com os pés. É feita com o paciente no chão e o terapeuta apoiado em cordas ou barras presas no teto. Atua em desequilíbrios neuromusculares e músculoesqueléticos quando é preciso fornecer mais força e peso à região tratada. Geralmente vem em seguida à um Abhyaṅga. Questões relacionadas às dores musculares e articulares como em artroses e fibromialgia recebem muitos benefícios com a prática do Pādāghāta.

Pādābhyaṅga

O Pādābhyaṅga é muito importante no contexto do Āyurveda, pois é um procedimento que pode ser praticado pelo paciente em sua própria casa se necessário. Trata-se de massagem nos pés com óleos adequados. Acredita-se na cultura hindu que os pés são o ponto de ligação entre o Ser e a terra em que ele se manifesta, e vem também daí a importância. Em muitas culturas religiosas a “lavagem dos pés” é considerada sagrada, inclusive na crença cristã. Esta visão é um dos motivos.

BLOG | Buddhivṛtti
sua revista de autoconhecimento

Receba nossa

Revista

Buddhivṛtti | sua revista de autoconhecimento sobre ferramentas para trilhar no caminho do autoconhecimento através das artes, da ciência e da espiritualidade.

Iniciar bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos te ajudar?

Abaixo colocamos algumas sugestões de assuntos para você escolher sobre a conversa que vamos ter.

Faça sua escolha que te respondemos rapidinho, mas se quiser falar sobre outro assunto, fique à vontade. 🙏🏽

1- Formação presencial de Āyurveda em Curitiba (últimas vagas até 15 fevereiro)
2- Formação Híbrida ou Online de Āyurveda (inscrições abertas)
3- Formação presencial de Āyurveda em Florianópolis (vagas abertas)
4- Formação presencial de Āyurveda em Matinhos-PR (vagas abertas)
5- Consulta Āyurvédica presencial Curitiba
6- Consulta Āyurvédica online
7- Viagem à Índia (outubro 2024)