Yoga

Vantagens das Terapias Ayurvédicas em doenças psicológicas

Posted on Posted in Ayurveda, Conteúdo

por Prof. Dr. Subhash Ranade e Dr. Bhaskar Patil

Os métodos de tratamento ayurvédicos para desordens psicológicas são gentis, naturais e efetivos.

As terapias Ayurvédicas promovem um resultado de equilíbrio de longa duração e reduzem as tendências à recorrência. Elas oferecem um entendimento mais completo sobra a natureza e as causas das disordens psicológicas.

O Ayurveda oferece tratamentos efetivos e sem efeitos colaterais negativos e uma real possibilidade de prevenção, o que promove altos níveis de saúde psicológica.

Os métodos Ayurvédicos não só promovem o equilíbrio no corpo, mas também aumentam progressivamente os níveis de satisfação interior, e isso é um antídoto natural para as disordens psicológicas.

Importância da Psicologia no Ayurveda

A mente ou manas é uma parte integrante do Sistema Médico Ayurvédico e deve ser abordada em cada e em todas as partes da doença física/mental. Sem levar em consideração este fator da mente, nenhuma doença pode ser tratada de forma adequada. Portanto a psicologia é uma parte integrante nas práticas do Terapeuta Ayurvédico. Rajas e Tamas são duas qualidades da mente que quando agravadas, podem criar doenças psicológicas.

1- Rajas (princípio da energia, atividade, emoção, paixão) – Esta qualidade leva ao apego, promovendo e avançando no sentido dos desejos e ações. Uma pessoa gananciaosa, em atividade constante, que trabalha em excesso, sofrendo de ansiedade e muitos desejos, é predominantemente rajásica.

2- Tamas (princípio da inércia, embotamento, escuridão e resistência) – Tamas vem da ignorância. Desenvolve a desilusão, incapacidade de tomar decisões adequadas, preguiça e sonolência. Uma pessoa embotada, pouco flexível, sofrendo de desilusão, etc., pode ser considerada uma pessoa com predominância em Tamas.

Constituição Psicológica

O predomínio de sattwa, rajas e tamas é responsável pela constituição psicológica individual.

Constituição mental Sattvica – As pessoas nas quais predominam qualidades sáttvicas são religiosas, amorosas, misericordiosas e de espírito puro. Elas tem boas maneiras, comportamento e conduta. Elas não ficam facilmente chateadas ou irritadas. Embora possam trabalhar duro mentalmente, não têm fadiga mental. São criativas, humildes e respeitosas com mestres e professores. Adorando a Deus e à humanidade, amam a todos e cuidam das pessoas.

Constituição Mental Rajásica – As pessoas nas quais predominam qualidades mentais rajásicas são egoistas, ambiciosas, agressivas, orgulhosas, competitivas e têm tendência a controlar os outros. Gostam de poder, prestígio, posição e são perfeccionistas. São pessoas que trabalham duro, mas falham no planejamento e direcionamento das atividades. Emocionalmente têm raiva, inveja e ambição. Têm medo do fracasso, estão sujeitas ao stress, e logo perdem sua energia mental. São calmas, amorosas e pacientes apenas enquanto seus interesses próprios servidos. São bons, amorosos, amigos e fiéis apenas para aqueles que são úteis a eles. Suas atividades são auto-centradas.

Constituição Mental Tamásica – As pessoas nas quais predominam qualidades tamásicas são pouco inteligentes. Tendem à depressão, preguiça e excesso de sono durante o dia. Um pouco de trabalho mental as cansam facilmente. Gostam de trabalhos com pouca responsabilidae e gostam de comer, beber, dormir e de sexo. São gananciosas, possessivas, apegadas, irritadas e não se importam com os outros.

Causas Comuns de Disordens Psicilógicas

1- Uso não apropriado dos órgãos dos sentidos
2- Uso errado do intelecto
3- Controle impróprio das necessidade psicológicas

Assim como o desequilíbrio dos três doshas Vata, Pitta e Kapha agravam o físico, o desequilíbrio dos doshas psicológicos Rajas e Tamas, dão origem a doenças psicológicas.

Patogênese

Se a mente fica perturbada por fatores etiológicos como Prajnyaparadha etc., então a mente não pode desempenhar a sua função normal, o que resulta na agravação da mente e dos doshas físicos. Assim o aparato corpo-mente fica em estado perturbado. Quando a mente está em um estado de saúde, ela contém sentimentos positivos como amor, carinho, compartilhar, cuidar, etc. Devido aos fatores etiológicos mencionados acima, o estado natural da mente é perturbado e esses sentimentos positivos são expulsos. Eles então, dão lugar aos sentimentos negativos mencionados acima, como raiva, ciúme, crueldade, preguiça, etc. Segundo o Ayurveda esses sentimentos negativos são toxinas emocionais. Se eles não são expulsos do corpo em um tempo estipulado, dão origem a váris transtornos mentais crônicos.

O Bhagavad Gita deu a seguinte patogênese para todas as doenças psicológicas.

Dhyayato Vishayaat Punsaha,Sangasteshu upajaayate
Sangaat sanjaayate kaamaha kaamaat Krodhobhihi jaayate
Krodhaat bhavati sammoha Sammohaat smrutivibhramaha
Smrutibhranshaat buddhinaasho, buddhinaashat pranashyati || Gita 2/62

Pensando sobre Prazer

Fixação na satisfação através dos órgãos dos sentidos / Sanga
Luxúria e satisfação dos desejos físicos / Kama

Não satisfação dos prazeres

Raiva / Kroda
Ilusão / Sammoha
Viver de lembranças / Smruti vibhrama
Danos na inteligência / Buddhinasha
Destruição

Modalidades de Tratamentos

1) Yuktivyapashraya/ Terapia Racional – Usando comidas apropriadas, ervas e terapias clínicas com as qualidades dos doshas agravados.

2) Sattvavajaya / Psicoterapia – Para aumentar a qualidade sáttvica da mente e manter a mente calma e tranquila retirando os órgãos dos sentidos do mundo externo, seguindo a isso, Sadvritta(comportamento correto) ou Achara Rasayana.

3) Daivavyapashraya / Terapia Espiritual ou Divina – Métodos espirituais para reduzir más ações de vidas passadas, com a ajuda de vários rituais, uso de pedras e cores, assim como com o canto de mantras e orações para divindades específicas.

Também inclui-se Gyan(Conhecimento Espirirtual), Vigyan(Shastra / Conhecimento Científico), Dhairya(coragem), aumento da memória, meditação, sacrifício, rituais, regras, jejum, swasthavritta(medicina preventiva), etc.

Atmavigyan: Quem eu sou? O que é bom e ruim para mim?

Deshagyan: ritos em locais específicos, prakopa dos doshas, etc.), Kulagyan, Kaalgyan, Balagyan, Shaktigyan, etc.

Fonte: http://ayurvedakarmayoga.com

Deixe uma resposta