Panchakarma dia 1

Dia 1 – Tempo de cuidar-se! Processo de Panchakarma de Raquel Calloni

Posted on Posted in Ayurveda, Conteúdo, Diário do Panchakarma de Raquel Calloni, Nutrição, Nutrição Ayurvédica, Panchakarma, Yoga

Tempo de cuidar-se!

Sim… nós terapeutas que trabalhamos com Ayurveda , por vezes também cometemos excessos, faltamos com a disciplina, enfiamos o pé na jaca. Da minha parte acho hipocrisia negar isto e também acharia muito triste deixar de fazer isso as vezes… hahah

Como já disse várias vezes e também falo à meus pacientes que não vejo muito problema nisso se a pessoa em questão não tem nenhum diagnostico que realmente exija uma conduta mais rígida. E o mais importante , estes deslizes não devem ser rotina, devemos ter consciência e juízo para sabermos se estamos em condições de cometê-los ou não.

Já que ninguém é de ferro e como diz a letra da música ” quem se diz muito perfeito na certa encontrou um jeito insosso pra não ser de carne e osso”, também tem que criar-se a consciência de que as vezes precisamos fazer a manutenção da máquina, fazer a faxina no organismo.

Eu como Nutri e terapeuta Ayurvédica resolvi fazer minha faxina esta semana com o processo de Panchakarma -Cinco Processos a serem realizados com o objetivo de prevenção ou cura de doenças por meio da redução (eliminação de toxinas) e tonificação dos tecidos, restabelecendo o equilíbrio físico e emocional.

Já realizei estes procedimentos outras vezes, porém em um contexto diferente,onde era muito mais fácil seguir a rotina.

Agora o contexto e minha rotina são outros , inclusive, muito parecido com de meus clientes, eis ai meu grande estimulo: participar e sentir praticamente as mesmas dificuldades e ou facilidades deste processo neste contexto.

A partir desta semana, compartilharei aspectos que se fizerem relevantes na forma de dicas e estratégias!

Primeiros desafios já encontrados: abstinência do café !!!!!!

Segundo aspecto interessante: uma vontade irresistível de perguntar mil coisas a minha terapeuta..  Graziela Spadari Perozzo

hahahah, não adianta… todo terapeuta torna -se paciente em quase todos aspectos quando troca de papel.

Raquel Calloni – Nutricionista Ayurvédica

One thought on “Dia 1 – Tempo de cuidar-se! Processo de Panchakarma de Raquel Calloni

  1. O Panchakarma é um sistema único de purificação e desintoxicação profundos da Medicina Ayurvedica. Pancha significa 5, e karma significa ação, em sânscrito. Então, são cinco ações de purificação profundas. O processo é muito interessante. E eficaz. A fase em que a Raquel se encontra, chamamos de Dipana Pachana, que significa promover a capacidade digestória e metabólica e digerir toxinas que estejam no sistema digestório, para que o paciente suporte o que vem pela frente, sem perda de qualidade, quantidade e função dos tecidos, e de energia. Alguns incluem esse período de Dipana Pachana no escopo do Purvakarma, que é a fase de preparação. No sul da Índia, onde temos nos especializado nos últimos anos, e onde aperfeiçoamos todo ano o Panchakarma que realizamos no Espaço Anam Cara, eles separam bem essas duas fases.
    Nossa idéia aqui, é irmos contando diariamente, ou dentro do possível, quando possível, rsrsrs o processo pelo qual a Raquel está passando. Ao longo desse tempo, vamos explicando tudo isso.
    O importante de saber agora, é que estamos fortalecendo o processo digestivo dela, e digerindo toxinas que se encontram no sistema gástrico, para que ela possa depois, metabolizar as substâncias que iremos ministrar.
    Como fazemos isso?
    Cada caso é um caso, e como sempre digo, você é um ser único.
    No caso da Raquel, estamos fazendo uma nutrição específica e simples e de fácil digestão, e dando uma fórmula digestiva para “acender o agni”, ou seja, promover o poder digestivo. Ela vai contando em nosso blog, as reações. E vamos divulgando aqui para saberem que saiu coisa nova.
    As abstinências são talvez, pois como disse, cada caso é um caso, as primeiras reações. Depende do nível de dependência e intoxicação de cada um.
    Somos seres viciantes. Infelizmente somos adeptos do apego e do padrão. E muitas vezes, nem nos damos conta. Quando fazemos um processo assim, é que percebemos o quanto estamos presos neles. E isso é simplesmente libertador.
    O Panchakarma não atua apenas em nível físico, mas também emocional, mental e até espiritual. Alguns livros antigos do Ayurveda falam que ele é capaz de limpar impressões de outras vidas.
    Enfim gente, espero que gostem de acompanhar. Vamos nos divertir um pouco enquanto a Raquel Calloni passa pelos seus processos, rsrsrs… Brincadeiras à parte, força aí flor! Estamos juntas e acho que agora, com esses posts haverão mais pessoas torcendo.

Deixe uma resposta