O intestino é o segundo cérebro

Posted on Posted in Ayurveda, Conteúdo, Diversos

E o Ayurveda já fala isso a milênios!
Você sabia que na Índia, a primeira terapia de escolha, quando existe um desequilíbrio de mente ou emocional, é o enema? Sim, que nós chamamos de Bastis.
Existem inúmeros tipos de Bastis, uma vez que para o Ayurveda cada caso é um caso e você é um ser único. Mas sim, quando falamos de questões mentais, emocionais, falamos quase que imediatamente, de intestino grosso. Um dos motivos é que ele é a casa do Dosha Vata no nosso organismo, que é responsável por boa parte das funções e regulações mentais e emocionais. Também, é claro, pela questão de neurotransmissores e outros assuntos fisiológicos.
Mas não é só nesses casos que o intestino grosso assume papel importante.
Quando falamos de asmas, bronquites, e outros problemas do sistema respiratório, também falamos de intestino grosso, na visão ayurvédica.
Pode acreditar? Sim, isso porque ele faz parte de um sistema(srota na linguagem do Ayurveda), chamado Pranavaha Srota(similar ao que chamamos de Sistema Respiratório). É ali, no intestino grosso, que fazemos parte da absorção da energia vital que chamamos de Prana.
Sabe aqueles dias em que você está mal de gripe e que começa a chegar a noite e tudo piora? Então, o Prana, energia vital, vem do sol. E quando o sol se põe, temos menos oferta de Prana no ar, inalamos e absorvemos menos Prana. Por já estarmos debilitados, com nosso organismo lutando contra os microorganismos que estão causando a gripe, e por absorvermos menos Prana pois o sol se foi, nos sentimos pior. E esse Prana, é absorvido lá no intestino grosso.
Então, se o seu intestino não funciona bem, e isso significa funcionar todos os dias, pelo menos uma vez ao dia, pare e olhe pra ele.
Se você tem diarréia constantemente, ou prisão de ventre, gases, distinção abdominal, fezes ressecadas, hemorróida, ou qualquer outro sintoma que não lhe deixe confortável com seu intestino, procure ajuda.
Seu intestino está ligado a vários sistemas e funções do seu corpo. Podemos citar funções cognitivas, motoras, humor, eliminação de toxinas, absorção de líquidos e nutrientes importantes, acuidade dos órgãos dos sentidos, e muitas outras.
O Ayurveda tem processos muito eficazes para cuidar do seu intestino.
Não descuide da sua saúde enquanto a prevenção ainda é o remédio.
Namaskar!

Graziela Spadari Perozzo

Leia o artigo:
Saiba porque o seu intestino é também conhecido como o seu segundo cérebro

Deixe uma resposta