Panchakarma dia 15_VamanaLotus

Dia 15 – Dia do Vamana! – Diário de Panchakarma de Raquel Calloni

Posted on Posted in Ayurveda, Conteúdo, Diário do Panchakarma de Raquel Calloni, Escola, Espaço Terapêutico, Nutrição, Nutrição Ayurvédica, Panchakarma

Enfim… foi o Vamana!

Na verdade o processo todo começou ontem a noite , quando comi alguns alimentos Kapha não permitidos durante toda a Anti – Ama(confesso que me deliciei após tantos dias de restrição) . Este procedimento tem como intuito aumentar a quantidade de muco para que o Vamana aconteça de forma mais eficiente.(Porém sobre estes detalhes, a Graziela Spadari Perozzo pode falar melhor.) De minha parte digo que faz a alegria de todo kapha..kkkk

Ainda mais com a companhia e me sentindo “paparicada” por amados amigos.

Como em outras vezes, o efeito do pós é MARAVILHOSO. Uma sensação indescritível de limpeza , leveza e alívio… é impressionante a quantidade de coisas que guardamos, tanto físicas como emocionais.

Confesso que me surpreendi… jurava que por ter uma natureza Kapha muito forte, que iria ficar mais sensível emocionalmente… mas não… desta vez meu lado Pitta falou mais alto.. Surpresa total!

O decorrer do Vamana é sempre um desafio, é um processo no qual nos deparamos com nossas próprias limitações, e temos que enfrentá-los. Por isso a importância de se ter total confiança no terapeuta que está conduzindo .

Agora é me preparar para a segunda Etapa: Virechana!

E vamos que vamos!

Raquel Calloni
Nutricionista Ayurvédica

________________________________________________________________________

Olá gente! Primeiro, desculpas por responder ao post só hoje.
O Vamana da Raquel Calloni foi perfeito.
Vamana como já dissemos, é o procedimento único de erradicação do Kapha Dosha mórbido, ou intoxicado, do corpo. A Raquel ingeriu o ghee medicado durante 5 dias, e atingiu o ponto de saturação esperado. No sexto dia, não tomou ghee. À noite, ingeriu alimentos que promovem a formação de Kapha no corpo. Nosso objetivo era levar o Kapha ao ponto máximo no estômago, e fazer com que o Kapha circulante, fosse trazido ao estômago, por samanya(semelhança), para ser eliminado através do vômito terapêutico.
O procedimento foi um sucesso.
A Raquel relatou os sintomas esperados durante e após o mesmo.
Agora ela entra no que chamamos de “semana de descanso”, onde manterá uma dieta restrita, receberá abhyanga(massagem) e swedana(sauna), para restauração do Agni(fogo/poder digestivo), preparando-se para a próxima etapa, quando então vai ingerir ghee novamente, medicado especificamente para a erradicação do Pitta mórbido, através da diarréia terapêutica.
O processo é longo, e aparentemente difícil, mas não vejo a Raquel reclamando. Ok, só quando quer comer um pouquinho do que não pode vai! Mas ela está bem, feliz e querendo muito.
Vamos que vamos!

Jaya Dhanvantari!!!

Namaskar

Graziela Spadari Perozzo
Terapeuta Ayurvédica
Espaço Anam Ċara – Um lugar amigo da alma

Deixe uma resposta