Panchakarma dia 11_Folhas

Dia 11 – Terceiro dia de Snehana interno! – Diário de Panchakarma de Raquel Calloni

Posted on Posted in Ayurveda, Conteúdo, Diário do Panchakarma de Raquel Calloni, Espaço Terapêutico, Nutrição, Nutrição Ayurvédica, Panchakarma

A Ghee e o Panchkarma!

Assim como outra vez escrevi a respeito do decocto e a semelhança com situações de vida, hoje me inspirou escrever sobre o processo de fazer a Ghee e o Panchakarma.

Para fazer a Ghee: A manteiga está dura, sólida , então levamos ao fogo para que cozinhe por um longo tempo e as impurezas sejam separadas da parte nobre.

Passa um tempo e a manteiga derrete, mais tarde começamos a observar uma certa “agitação” da manteiga líquida no processo da transformação, várias “bolhihas” vão se formando. O liquido fica agitado e turvo.

Depois de um tempo as bolhas diminuem e o liquido vai se tornando cada vez mais transparente , calmo e silencioso. Vemos claramente a separação da parte boa e das impurezas. Então, quando este está bem transparente e com cor âmbar, desligamos , coamos e ficamos apenas com a parte mais nobre.

Vejo assim o processo do Pancha, no início a mente está um pouco tamásica (densa) , o corpo com toxinas e pesado. Então começamos a melhorar o Agni (nosso fogo interno) com a anti ama! No inicio (para alguns), é muito dificil , a mente e o corpo sentem falta de algumas substâncias… a agitação se faz presente.

Depois de algum tempo então o corpo e a mente acostumam, começamos a perceber alguns aspectos mentais como se fossemos observadores mesmo.. são mais fáceis de controlar. As toxinas fisicas então vão sendo em parte separadas de nosso sistema para posterior eliminação!

O resultado final: mais transparência da nossa essência física assim como da mental. Ficamos mais em contato com esta nossa parte mais nobre, leve, pura (no sentido de Satwa).

Ah… esta reflexão foi depois da tomada dos 90 ml de hoje… Feliz da vida , sem enjoo, digerindo bem e inspirada!

A imagem de Hoje, não poderia ser outra …hahha, me sinto assim… despertando … “nova em folha”!! – com Graziela Spadari Perozzo

Raquel Calloni
Nutricionista Ayurvédica

_______________________________________________________________________________

Olha só! Que analogia linda a da Raquel Calloni

Sim, é bem isso que acontece.
Nessa fase o Ghee está emulsificando ama. Fazendo com que as toxinas antes resistentes e apegadas, fiquem mais macias e soltas.
E vou deixar um pouco o lado técnico para “viajar” também sobre a essência disso tudo.
As vezes, ficamos apegados à coisas, pessoas, situações, e nem sempre elas nos fazem bem. Pode parecer que sim, nos trazem prazer, acolhimento… Mas sabe? Creio na grande “mente cósmica”!
Creio naquela inteligência que alguns chamam de Deus, outros de natureza, outros de Universo… Creio que há uma inteligência maior que a nossa condicionada. E ela sabe o que é melhor pra nós, porque ela é “a gente”. Somos essa inteligência que não está condicionada.
Então se ela pede “desapegue”! Tá na hora!
O Ghee tá fazendo isso com as toxinas. Desapegando-as dos tecidos. No início tem resistência, depois movimento, e no fim liberação.
Como com os grandes “fins de ciclos” da vida. Primeiro resistimos, depois nos debatemos, e por fim, deixamos ir!
Ficamos limpos, leves e com espaço para o novo que vem chegando…
E que venha o novo, que chegue inteiro, que chegue pleno e que seja feliz!

Namaskar!

Graziela Spadari Perozzo
Terapeuta Ayurvédica
Espaço Anam Ċara – Um lugar amigo da alma

Deixe uma resposta