Ayurveda

O QUE É AYURVEDA?

O Ayurveda, a medicina milenar de origem indiana, possui um vasto conjunto de métodos e práticas que visam prevenir e tratar doenças, promovendo a saúde de forma integral e sistêmica.

O Ayurveda é um sistema holístico de medicina, e portanto, leva em conta o estado mental, físico e espiritual do indivíduo, bem como seu entorno  social, fornecendo reais caminhos para uma vida saudável e conectada com a natureza individual que cada ser apresenta.

AVALIAÇÃO AYURVÉDICA

O método de avaliação e diagnóstico Ayurvédico é extremamente completo e profundo. O terapeuta avalia o cliente em diversos aspectos para determinar seu Prakruti (constituição de nascimento) e Vikruti (estado de desequilíbrio atual). Para isso, utilizam-se de técnicas e ferramentas diversas, dentre as quais podemos citar: exame do pulso, da língua, dos olhos, da face, da voz, da pele, das fezes e da urina, questionamentos, e análise do estilo de vida.

Após uma extensiva investigação, caso encontre-se necessidade, será desenvolvido um plano de tratamento adequado às necessidades específicas do cliente.  Nesse plano podem-se incluir: orientação nutricional, uso de ervas (chás e especiarias), técnicas terapêuticas do Ayurveda(massagens, acupressão, saunas, etc.), Panchakarma (técnicas profundas de desintoxicação), meditação, yoga, mantras, cromoterapia e rotina diária dentre outros.

Agende sua avaliação pelo fone (41) 3029-2909 ou clique aqui para falar conosco.

TERAPIAS PURVAKARMA E SHAMANA

Consistem em técnicas terapêuticas leves, para reduzir os efeitos das disfunções, envolvendo questões como diluição de toxinas, condução, lubrificação, aquecimento, resfriamento, nutrição, desintoxicação e outros para buscar o equilíbrio dos doshas em desalinho. Shamana ou Purvakarma é uma forma de fazer com que a pessoa retorne à sua natureza. Essas terapias podem ser aplicadas de forma avulsa, para fins de relaxamento, estética ou manutenção, ou então em pacotes com fins terapêuticos, como pré-terapias Panchakarma. Existem duas forma importantes de aplicação de Purvakarma: Snehana e Swedana.

Snehana em sânscrito significa "lubrificar", amaciar. Outra tradução possível é "Amor". Existem Snehanas internas, com ingestão de lubrificantes indicados durante procedimentos e Snehanas externas, como algumas apresentadas abaixo. Swedana são terapias de calor que provocam suor ou aquecimento.

Veja algumas destas e outras terapias abaixo e marque uma hora para você.

Abhyanga
Abhyanga

MASSAGEM ABHYANGA

Abhyanga é a massagem mais comum e mais utilizada no Ayurveda. O termo Abhyanga em em sânscrito significa, untar, friccionar com óleo.
Ela pode ser aplicada a 2 ou 4 mãos e é extremamente relaxante. Sua ênfase está em nutrir o corpo e a mente através da pele, utilizando-se para isso óleos vegetais prensados a frio e óleos medicados com ervas e essências naturais. O óleo ao penetrar pela pele nutre todos os tecidos (dhatus) do corpo e as manobras liberam toxinas acumuladas. As propriedades medicinais do óleo são absorvidas pela pele e rapidamente passa-se a sentir seus benefícios.

A ciência já comprova que a massagem melhora a circulação e promove um aumento das células vermelhas do sangue, favorecendo a circulação linfática, as toxinas como excessos de ácido lático nos músculos e células de gordura são removidas.
Na Índia, a prática da massagem faz parte dos ritos diários como comer, dormir e exercitar-se.

A Massagem Abhyanga atua no desbloqueio dos srotas(canais de circulação do corpo, como veias, vasos linfáticos, etc.), pois eles, os bloqueios, são uma das principais causas de dores e doenças. A Abhyanga também promove uma respiração mais profunda e natural, nutre os 7 dhatus (tecidos) e equilibra os três doshas (humores). Feita regularmente relaxa músculos, nervos e juntas. Atua diretamente nos sistemas linfático, sangüíneo e nervoso, estimulando também o sistema digestivo. Aumenta a imunidade e leva a um sono mais profundo e tranqüilo. Remove o stress e tensão dando mais vigor e vitalidade, ajudando assim no processo de rejuvenescimento.

Shiroabhyanga
Shiroabhyanga

SHIROABHYANGA

Técnica especial de massagem na cabeça, pescoço e ombro com óleo medicado.

Seus benefícios são muitos, como trazer claridade à mente, aliviar e tratar a insônia, perda de cabelo, incidência prematura de cabelos grisalhos e conjesão das vias aéreas.

Kumara Abhyanga
Kumara Abhyanga

KUMARA ABHYANGA

Massagem milenar que veio da Índia, não se podendo precisar exatamente a sua origem, de tão antiga.

É muito comum encontrarmos na Índia em ruas e praças públicas mães massageando seus bebês, pois isso é um hábito cotidiano de cuidado e carinho.

A Kumara Abhyanga vai se tornando mais popular a cada dia, por proporcionar relaxamento, bem-estar e ampliar o contato com o bebê, fortalecendo vínculos afetivos. É realizada com o bebê nú, sobre as pernas estendidas da mãe/terapeuta, em local tranquilo e aquecido, utilizando-se óleo morno para facilitar o deslizamento e nutrir o bebê.

Uma sessão de Shantala dura de 15 a 30 minutos, dependendo da idade do bebê e sua comodidade com o toque. Os bebês podem receber Santala a partir de 1 mês de vida, respeitando-se sempre a cicatrização umbilical e a sensibilidade da pele dos bebês.

A massagem consiste em movimentos lentos, suaves, compressões e alongamentos passivos por todo o corpo do bebê.

Benefícios - Melhora o relacionamento mãe-pai-bebê, diminuindo carência afetiva do bebê, fortalecendo o vínculo afetivo mãe-pai-bebê, ativa a circulação sanguínea estimulando o melhor funcionamento de todos os órgãos, promove o relaxamento, diminuindo stress, tranquiliza e melhora qualidade do sono, alivia ou preve cólicas, gases ou prisão de ventre, amplia capacidade respiratória, aumenta resistência imunológica, auxilia no crescimento físico, favorece o ganho de peso, o bebê desenvolve atenção para o próprio corpo, estabelecendo imagem corporal, auxilia no desenvolvimento sensório motor, auxilia a minimizar o stress na fase de dentição, os pais aprendem a conhecer e reconhecer as expressões corporais do bebê. Shantala também contribui no tratamento de crianças especias, tais como: auxilia o pleno desenvolvimento de crianças prematuras, auxilia no tratamento de crianças portadoras de necessidades especiais como Síndrome de Down e Paralisia Cerebral, contribui no tratamento de crianças autistas e hiperativas.

Marmaterapia
Marmaterapia

MARMATERAPIA

Os Marmas (pontos vitais) são uma parte muito importante da anatomia Ayurvédica. Existem 107 Pontos Marmas por todo o corpo. Essa técnica muito antiga usa a acupressão com os dedos para estimular os Pontos Marmas, promovendo dessa forma a reabilitação física e mental. Estes pontos correspondem à órgãos internos e sistemas do corpo que ragem a essa estimulação.
Por definição, um ponto do marma é um local no corpo onde dois ou mais tipos de tecido se encontram, como os músculos, as veias, os ligamentos, os ossos ou as juntas. O sistema sanitário Hindu usa a massagem de Pontos Marma como uma rotina de sua medicina preventiva.

Com os séculos de prática observou-se que os seguintes sintomas são alguns que podem ser aliviados com a massagem de Pontos Marma: nervosismo; ansiedade, dores de cabeça, enxaquecas, gosto metálico na boca, formigamento das extremidades, falta da energia, dores musculares e muitos outros.

Padaghata
Padaghata

PADAGHATA

Massagem no corpo inteiro, realizada com os pés, ao invés das mãos. Sua aplicação trás a remoção de dores profundamente arraigadas nas juntas e ossos, relaxando profundamente. Ajuda na remoção de toxinas e de gordura.

Padabhyanga
Padabhyanga

PADABHYANGA

Os pés são uma parte muito imprtante do corpo, já que muitos dos nervos do corpo têm sua terminação nos pés e a sola dos pés possuem pontos reflexos referentes a quase todas as partes do corpo; assim a massagem ajuda a reforçar estes nervos e restaura a saúde a muitas partes do corpo.

A massagem do pé é chamada "Padabhyanga", e tem um lugar muito especial dentro da tradição de Ayurvedica. É útil no tratamento da doença, e significativamente proeminente na área da medicina preventiva.

Na Índia, Padabhyanga é praticada geralmente como um ritual diário, especial antes de dormir à noite.

Os benefícios dessa massagem incluem: acalmar a mente, melhora de problemas nos olhos e audição, melhora a qualidade do sono, mMelhora a circulação periférica, alívia e previne problemas de nervo ciático, acalma e mantém o "Vata Dosha" (Dosha é o nome dado a um tipo específico de temperamento ou de energia do corpo.) Os benefícios da massagem podem ser realçados pela escolha do óleo da massagem, adição de ervas e de óleos essenciais. Massagem muito estimulante dos pés e das regiões baixas das pernas com acupressão de pontos reflexos ayurvédicos.

SHIROBASTI
Técnica especial onde se banha a cabeça com óleo medicado por cerca de 45 minutos, antecedida por uma Abhyanga e Swedana. Seus benefícios são muitos, como redução da ansiedade, tensão, paralisias, insônias e desordens psicosomáticas.

Swedana
Swedana

SWEDANA

Também conhecida como Sauna Ayurvédica, dá-se através do vapor medicado.

Uma sauna a vapor com ervas é administrada usando-se ervas especiais específicas para o desequilíbrio da pessoa. Abre poros, aumenta a circulação sanguínea e limpa o organismo.

A indução de suor com propósitos terapêuticos é chamada pelo nome de Swedana no Ayurveda. Ela pode ser usada igualmente para a promoção da saúde ou para a cura de doenças. Por definição é um procedimento que alivia a rigidez do corpo, alivia a sensação de peso, e cura a sensação de frio. Esses efeitos são conseguidos pelo incremento do processo natural de perspiração. O suor é uma forma de eliminação de dejetos do corpo. De acordo com o Ayurveda, o suor é produzido durante o metabolismo do Meda Dhatu (tecido adiposo), através do “trabalho” de Meda Dhatu Agni(agente metabólico). Este suor tem um papel considerável na manutenção do balanço apropriado dos fluidos do corpo. O processo de transpiração também envolve a eliminação de dejetos e toxinas do corpo. Essa função natural de suar é utilizada com propósitos terapêuticos pelo procedimento de Swedana.

Swedana é a forma de tratamento empregada na cura de doenças especificas e no alívio de sintomas como dor, rigidez, contraturas, que podem se manifestar como sintomas em diferentes condições de doenças.

Pizzichili
Pizzichili

Pizichili

Tratamento de reis e rainhas, antigamente o Pizichilli era reservado apenas aos reis e rainhas na Índia. Um luxuoso tratamento em que os terapeutas derramam óleo morno continuamente sobre o corpo inteiro, enquanto uma delicada massagem a 4 mãos é aplicada sobre as correntes de energias (nadis) da pessoa. Tratamento para pacificar Vata.

É uma terapia que combina oleação com sudoresis. É o mais efetivo tratamento para o Vata viciado. Estimula os pontos marmas e cria harmonia entre os 5 sub-doshas de Vatta, elimina as toxinas das articulações e dos músculos, possibilita a movimentação com facilidade. É profundamente relaxante e purificador.

Indicações: gota, tendinites, artrites reumáticas, tenosinovites, bursites, dores localizadas, artroses, atrofia muscular, neurites, lér, distúrbios neurológicos em geral, paralisia, recuperação de fraturas.

Garshana
Garshana

Garshana

Massagem muito relaxante que consiste em estimular a pele com a fricção utilizando-se luvas de seda e pós medicinais.

Este é um tratamento herbário especializado para redução de peso.

Uma pasta herbária ou pó é aplicado por todo o corpo e este é profundamente massageado com movimentos específicos executados pelo terapeuta durante cerca de uma hora.

Melhora a qualidade da pele, tonifica os músculos diminuindo a flacidez, remove celulite, reduz o peso, remove toxinas do corpo.

Udwartana
Udwartana

Udwartana

Massagem profunda a duas ou quatro mãos.
Oleação seguida de aplicação de pó de ervas por todo o corpo.
Visa a perda de peso e redução de medidas.
Tonifica os músculos e a pele.
Remove toxinas, flacidez e celulites.

Shastika Shali Pinda Sweda
Shastika Shali Pinda Sweda

Shastika Shali Pinda Sweda

Uma forma de Swedana (tratamento de calor) para rejuvenescimento e nutrição. Altamente indicada em casos de convalescência. Torna o corpo flexível, remove a rigidez e o edema das articulações.

Auxilia no tratamento das doenças de Vata (artroses, osteoporoses, anorexia e outras), elimina as obstruções, estimula a circulação sanguínea, remove dejetos do corpo, aumenta Pitta (fogo, calor, energia), fortalece a digestão e aumenta o vigor. Previne o sono excessivo por promover um sono mais profundo.

É muito efetivo para tratar doenças do sistema nervoso e cérebro (ex.: paralisias, esclerose múltipla, reumatismo crônico, osteoartrites, gota, fraqueza muscular, toxinas no sangue). Torna todo o corpo forte, vigoroso e bem desenvolvido. É muito rejuvenescedor, melhorando o funcionamento dos sentidos. Previne insônia, hipertensão arterial, diabetes, problemas de pele e rugas.

TERAPIAS PURVAKARMA E SHAMANA

Pinda Sweda

Nadi Swedana

Aplicação de vapor localizado nos canais energéticos em condições como osteo-artrite, mau-jeito, dores localizadas como cervical.

Calor gerado a partir de vapor medicado de decocções.

Oleação apropriada na área afetada é realizada previamente.

Indicações: osteo-artrites, paralisia, póliomielites, desordens de Vata, asma, tosse, ciática, espondilites, dores nas costas.

Benefícios: elimina dores, edemas, deixa o corpo suave removendo a rigidez das juntas, melhora a circulação sangüínea, remove toxinas e tensão muscular.

Karna Purana 

Karna Purana é um procedimento terapêutico em que o óleo morno ou o óleo medicado é derramado nas orelhas e nelas é feita uma delicada massagem.

Karna Purana ajuda-nos a receber corretamente as informações.

Os sintomas específicos que podem ser tratados por essa terapia são: diminuição da tensão nos dentes, maxilares e nos olhos, dores de ouvido, dores de cabeça, dor de garganta e a congestão das cavidades. É utilizado igualmente para a maioria de desordens de Vata em relação às dores e às dores corporais.

Netra Basti

Consiste em um tratamento para os olhos, com a colocação de ghi puro ou com ervas aquecidas em um envoltório feito de cereais colocado ao redor dos olhos.

O Ghi medicado é aquecido e colocado na cavidade que se forma em volta dos olhos, e permanece no local durante um período estabelecido.

Muito útil para problemas de visão em geral, na dor dos olhos, dificuldade de enxergar, queimaduras, sistema nervoso, alivia a tensão de olhos devido à exposição constante à tela de computador ou TV, conjuntivites crônicas, olhos secos, doenças dos olhos devido ao agravamento de Vata e Pitta, glaucoma e outros.

Ajuda a impedir a formação de catarata, auxilia em problemas de perda ou de movimentos impróprios dos olhos, como cacuetes, elimina dores e vistas embaçadas.

Hridi Basti

Tratamento para fortalecimento do coração e liberação de emoções contidas a base de ghi medicado com ervas e aquecido. Atua terapeuticamente nos campos físico e/ou emocional do chakra cardíaco.

Kati Basti

Tratamento para dores lombares e região a base de ghi medicado. Especialmente indicados para problemas de Vata Dosha agravado, dores cronicas ou agudas nas costas, lumbago, hernia de disco, ciática, dores e desordens de coluna, osteoporose na região lombar e sacral, paralisias dos membros inferiores e contusões esportivas na região.

Janu Basti

Tratamento na região do joelho com a colocação de Ghi medicado e aquecido com ervas em um envoltório feito de cereais. Indicado para pós-operatório, problemas de artrite em geral, preventivo de osteoporose, artrites, elimina dores e inflamações nos joelhos.

Greeva Basti
Tratamento na região da nuca com a colocação de Ghi medicado e aquecido com ervas em um envoltório feito de cereais. Indicado para dores crônicas na cervical, degenerações de vértebras cervicais, dores de garganta crônicas.

Chakra Basti
Chakra Basti é um tratamento na região do abdôme a base de óleos. Ajuda a aliviar tensões guardadas, bem como colabora em todas as disfunções do trato gastrintestinal.

PANCHAKARMA

Panchakarma é a parte das terapias Ayurvédicas que trabalha com a purificação. Pancha significa 5 e Karma significa ação. Então pode-se dizer que são as 5 formas ou meios sistemáticos utilizados para a purificação do corpo. Utiliza-se das formas normais de eliminação do corpo, que são estimuladas através de ervas e óleos. Com o tempo, essas eliminações naturais tendem a não ser completas e a armazenar toxinas no organismo, geralmente bloqueando os srotas (canais) ou extravasando deles, causando as doenças. As terapias Panchakarma são mais fortes que as Terapias Purvakarma, mas são extremamente eficientes na eliminação de toxinas. Geralmente um tratamento que envolve Pancakarma se dá em quatro etapas:

  1. Dipana Pachana(promoção do sistema digestivo e digestão de toxinas)
  2. Purvakarma(procedimentos preparatórios)
  3. Shodhana(Vamana, Virechana, Basti, Nasya, Rakta Mokshana)
  4. Paschatkarma(Samsarjanakrama/Dipana Pachana)
  5. Rasayana/Vajikarana(Samana Prayoga) - Nutrição, rejuvenescimento e fortalecimento.

Conheça abaixo esses cinco procedimentos(shodhana):

Vamana Karma

É o método supremo de erradicar o Kapha Dosha agravado(mórbido) e por extensão a remoção do Pitta mórbido. Portanto, esse tratamento é útil para pacientes com desordens de predominância Kapha. Dá-se através da purificação gástrica. São induções ao vômito que eliminam excesso de kapha (caracterizado pelo muco).

Além de beneficiar o sistema digestivo eliminando as toxinas (ama), o muco acumulado, serve também para pessoas em crise aguda de asma, processo de congestão, sinusite aguda, forte sem febre.

Indicações: Rinites, todos os problemas de pele, candidíase, asma, tuberculose, infecção das vias aéreas, anorexia, bronquites, hiperacidez, náusea constante, epilepsia, histeria, pânico, sinusite, laringites, faringites, desordens mentais, estomatites, edemas, distúrbios psicológicos, depressão, retenção de líquidos no corpo, excessiva salivação, perda do gosto da comida, obesidade desde que não seja mórbida dentre outros.

Virechana Karma

São purgações feitas através da ingestão de ervas amargas especiais, provocando diarréia, para limpar principalmente o intestino delgado.

É indicada para desequilíbrio de Pitta dosha. Praticamente todas as doenças de pele, febre crônica, ondas de calor, boca amarga, congestão nos olhos, coceira, hipertireoidismo, doença do cólon irritável, causadas por estresse e alimentação Pitta, cefaléia intensa, enxaqueca, parasitose intestinal e erisipela, anemia, sensação de ardência nos olhos, descoloração da pele, por exemplo vitiligo, asma, estomatite, hiperacidez, menopausa – para os calores, dentre outros.

Basti Karma

Basti é uma das terapias mais eficazes para eliminar as toxinas do corpo, em particular as causadas pelo Dosha Vata. É o elemento principal do Panchakarma, pois trata o subdosha Apanavata. Indicada para constipação(mala sanga), obstrução de sêmen(shukra sanga), perda de força(bala kshaya), perda de tecido muscular(mansa kshaya), distensão abdominal(devido à flatulência), dores nas articulações, fístula anal, doenças do baço, convulsões, amenorréia(falta de menstruação), perda de apetite, osteoartrite, hemorróidas, paralisia, paralisia facial, gota, falta de produção de leite materno, infecção do trato urinário com ardências, cálculos urinários, parestesia(formigamentos), úlceras, gastrite, todos os problemas de coluna vertebral, ciática, hérnia, doenças crônicas com debilidades, esterilidade masculina, disfunções mentais.

Nasya Karma(Shiro Virechana)

Processo de desintoxicação da cabeça e da face através da realização de massagem facial seguida de aplicação de óleos medicados nas narinas e de vapores também medicados na região da face, para o tratamento de várias patologias da cabeça e face.

Promove as funções dos órgãos sensoriais e motores acima da clavícula. Promove força para a cabeça, nariz e pescoço. Indiretamente trabalha o corpo todo por estimular as funções das glândulas endócrinas. Previne contra rugas prematuras, queda e branqueamento dos cabelos.

Indicações: coriza, doenças da boca, nariz, olhos e ouvidos, paralisia facial, problemas de voz e desordens dos dentes.

Rakta Mokshana

É a purificação sangüínea, feita com a retirada de sangue para que o mesmo se renove.