Panchakarma dia 23_Ghi Virechana

Dia 23 – Primeiro dia do Snehana Interno para o Virechana! – Diário de Panchakarma de Raquel Calloni

Posted on Posted in Ayurveda, Conteúdo, Diário do Panchakarma de Raquel Calloni, Escola, Espaço Terapêutico, Nutrição, Nutrição Ayurvédica, Panchakarma

Algumas sensações:

Agora começo a segunda etapa do Snehana interno (ingestão progressiva de ghee) para o Virechana.

Olha , eu já sabia dos benefícios da dieta anti ama e do Vamana, mas é tão bom sentir na pele!! Literalmente… minha pele está muito melhor, assim como o brilho nos olhos.

Mas o que mais me chama a atenção são os efeitos sobre a TPM ( confesso que a minha nas ultimas vezes poderia ser traduzida como “TemPorariamente Monstro”..hahahah). Ficava inchada,retendo líquidos, humor com muitas alterações , sensação de peso, cólica e dor pelo corpo, sem falar na enxaqueca… (sim, desse jeito mesmo)

Desta vez, sabe o que senti? Nadaaa!!! Sem inchaço, sem dores de cabeça, só fiquei um pouco chorona…. mas isso é um pouco de minha natureza também.
Como já dissemos anteriormente, não adianta ocultar… não é um processo muito fácil não: esta restrição alimentar, tomar o ghee e mexer em “coisas guardadas”, tem que estar muito disposto e disponível. Porém os efeitos são indiscutíveis e simplesmente muito bons!

E para superar as dificuldades, obstáculos impostos por nós mesmos, vale até invocar a força de Ganesha- o Removedor dos Obstáculos e simbolo da inteligência cósmica

– Com Graziela Spadari Perozzo

Raquel Calloni – Nutricionista Ayurvédica

___________________________________________________________________________

Agora vamos para o segundo Karma. O Virechana…
Ele vai eliminar o Pitta mórbido/intoxicado do corpo.
Mas falando um pouco sobre o resultado do Vamana da Raquel, é isso mesmo que acontece.
Após o Vamana, alguns bloqueios causados pelo Kapha mórbido são eliminados, gerando um melhor fluxo dos fluidos e do prana. Isso leva à melhora dos sintomas da TPM.
Mas a TPM va melhorar ainda mais após o Virechana.
Pela visão do Ayurveda, o sangue menstrual é um Upadhatu(tecido acessório) do metabolismo de formação do Plasma(rasa dhatu).
Os tecidos se formam em cadeia, e o próximo tecido a ser formado é o Rakta Dhatu(sangue). O sangue é um tecido muito Pitta, e o plasma, muito Kapha. Sendo assim, Vamana e Virechana vão agir diretamente no processo do ciclo menstrual.
Vamos lá Raquel, continuamos no processo e cada vez melhor.

Namaskar!

Graziela Spadari Perozzo
Terapeuta Ayurvédica
Espaço Anam Ċara – Um lugar amigo da alma

Deixe uma resposta